Encontro de Sexologia da Ordem Psicólogos Portugueses, OPP

Foi com imenso prazer, e ao lado de colegas e amig@s que muito respeito e admiro, que participei enquanto convidada no 1º Encontro de Sexologia da Ordem dos Psicólogos Portugueses, em Coimbra. Um encontro de “encontros”, partilhas e reflexões sobre as práticas profissionais no âmbito do trabalho em Sexologia.

O título da mesa da qual fiz parte, “Intervenção Psicológica em Sexologia” teve como moderador Ricardo Barroso, Vogal do Conselho de Especialidade – Psicologia Clínica e da Saúde, e como participantes Marta Crawford – Psicóloga, Diretora do MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo, Piedade Leão – Psicóloga, Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, e eu, Joana Florindo –  Psicóloga, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa”

Uma iniciativa do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses, OPP, que se realizou dia 7 de Junho de 2019, no auditório da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/2579

 

Perguntas directas sobre Sexo e Sexualidade

A convite da jornalista Ana Cristina Marques, colaborei para uma peça do jornal Observador  ““Sex Education” à portuguesa. As 14 perguntas que sempre quis fazer sobre sexo”, no passado mês de Março.2019, juntamente com outros colegas Terapeutas Sexuais e membros da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

A partir de um conjunto de perguntas directas, de pessoas anónimas, procurámos desconstruir mitos e falsas crenças no sentido de promover a saúde sexual.

 

Desejo Sexual Masculino

No sentido de comemorar o “Dia Mundial da Saúde Sexual” e seguindo o desafio proposto pela Associação Mundial para a Saúde Sexual de combater os mitos que lhe estão associados, aqui partilho  a minha colaboração na Women’s Health do mês de Setembro.2016, sobre o Desejo Sexual Masculino.

Joana Florindo Psi - Womens Health Setembro.2016

(In)Dependência relacional

Em Agosto.2016 aceitei o desafio da Jornalista Vanessa Vieira Dias para abordar o tema da (in)dependência relacional, colaborando num artigo publicado na edição de Agosto.2016 da Revista “Womens Health”. Fica aqui a partilha.

Joana Florindo - Womens Health Agosto2016

Dia Mundial da Saúde Sexual

Neste “Dia Mundial da Saúde Sexual” pretende-se afirmar não só o reconhecimento da sua importância na saúde global como a implementação dos direitos que lhe assistem – os DIREITOS SEXUAIS.

Conhece esses Direitos?  Tratam-se de “direitos humanos básicos e universais, afectos à sexualidade, que assentam em princípios de liberdade, igualdade, privacidade, autonomia, integridade e dignidade” e que devem ser reconhecidos, defendidos e cumpridos, no sentido de se assegurar o bom desenvolvimento e manutenção da saúde sexual.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Saúde Sexual é um “estado de bem-estar físico, emocional, mental e social (…) que requer uma abordagem positiva e respeitosa para com a sexualidade e relacionamentos sexuais, bem como perante a possibilidade de ter experiências sexuais prazerosas e seguras, livres de coerção, discriminação ou violência.” E trata-se de um direito de todos.